quarta-feira, 21 de novembro de 2012

"O Circo"


A obra "O Circo" de Georges Seurat foi pintada em 1891, no ano em que ele faleceu, deixando a obra inacabada. Segundo o artista, o mais importante em sua obra não era a poesia, mas sim o método. Ele foi influenciado pelo impressionismo, especialmente por valorizar a luz, mas era contra a espontaneidade excessiva do movimento. A partir do momento em que Seurat restaurou a importância da forma e trabalhou a cor à luz da ciência, iniciou o neo-impressionismo.
A técnica do pontilhismo,baseada em pinceladas mínimas de cores puras é uma característica própria de Seurat. A obra “O Circo” apresenta predominância de cores claras, mas aparecem também o vermelho, o amarelo e o violeta. A luz começa clara, atrás das personagens sentadas, e escurece próximo às cortinas, tornando-se cor de violeta.
No fundo aparecem personagens paradas assistindo ao espetáculo. Essa imobilidade se contrapõe à rapidez das personagens que trabalham no circo, como a bailarina mostrando o equilíbrio, o acrobata que vibra com os saltos que dá e o palhaço observando tudo expressando sentimento de alegria.

9 comentários:

  1. Será que estava doente quando a retratou? Os personagens podem ser as pessoas e seu dinamismo a sua volta e os espectadores ele mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Será que estava doente quando a retratou? Os personagens podem ser as pessoas e seu dinamismo a sua volta e os espectadores ele mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo e inspirador, a maneira de ver as cores com esta técnica é maravilhosa, mais brilhante e clara, é que é uma excelente técnica inovadora, aqui está uma lista dos melhores pintores de todos os tempos,
    https://www.buzzfeed.com/alonzor301/les-meilleurs-peintres-pointillistes-de-tous-les-t-36ijc?utm_term=.fpAvLR42E#.tp2PDXNZy

    1 Charles Angrand
    2 Chuck Close
    3Henri-Edmond Cross
    4 Hippolyte Petitjean
    5 Georges Lemmen
    6 Maximilien Luce
    7 Camille Pissarro
    8 Georges Seurat
    9 Paul Signac
    10 Gabino Amaya Cacho
    11 Ivette Bassam
    12 Yayoi Kusama
    13 Dionicio Veraméndez
    14 Kevin Sprouls
    15 Miguel Endara

    ResponderExcluir
  4. parabens otima obra vou colocar no meu trabalho de escola

    ResponderExcluir
  5. ótimo, bem resumido, e para trabalhos de escola é perfeito!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Quais são os sentimentos retratados na obra ?

    ResponderExcluir